8D e metodologias de resolução de problemas
A Ford Motor Company foi responsável pelo desenvolvimento da ferramenta 8D.
Esta ferramenta surge para dar suporte na análise e resolução de problemas/falhas ou não conformidades, com o objetivo de erradicar as causas raiz das ocorrências e otimizar a capacidade de antecipação de um problema.
A metodologia 8D é uma ferramenta de enorme potencial para a consolidação de uma cultura de melhoria contínua e que reforça a confiança interna e externa, tornando a comunicação e relação com o cliente mais consolidada e de confiança.
Duração do curso
8h
Próximas datas
6 e 7 de fevereiro 2024 (Esgotado)
Destinatários
Equipas multidisciplinares que procuram criar metodologias e ferramentas de suporte de resolução de problemas.
- Profissionais de gestão dos setores produtivos, da qualidade e da engenharia de processo, do planeamento e logística, comercial e áreas de serviços.
- Todos os outros profissionais que queiram adquirir competências nas ferramentas da identificação e resolução de problemas.
Conteúdo
- Requisitos de cliente e gestão de expectativas
- O que é a ferramenta 8D e objetivos
- Gestão dos 8 passos da ferramenta – Inicia com a criação da equipa até as conclusões de atividade após determinação da causa raiz.
- Como usar a ferramenta 8D e explicação passo a passo
- Ferramentas de suporte à resolução de problemas (Ishikawa, 5why, QRQC, PDCA)
- Prevenção de recorrência
- Criação de plano de ações e follow-up
- Estudos e exemplos práticos de aplicação
Benefícios do curso
- Permitir aos participantes participar ativamente nos estudos de identificação e resolução de problemas, a partir da metodologia estruturada 8D
- Implementação e aplicação das principais ferramentas e conceitos básicos da qualidade, como suporte para a identificação e resolução de problemas.
- Implementação da metodologia 8D, como resposta a solicitações específicas dos clientes
- Aplicação da metodologia para resolução de não conformidades internas e externas e optimização para erradicar a reocorrência