Back

    8D e metodologias de resolução de problemas

    A Ford Motor Company foi responsável pelo desenvolvimento da ferramenta 8D.

    Esta ferramenta surge para dar suporte na análise e resolução de problemas/falhas ou não conformidades, com o objetivo de erradicar as causas raiz das ocorrências e otimizar a capacidade de antecipação de um problema.

    A metodologia 8D é uma ferramenta de enorme potencial para a consolidação de uma cultura de melhoria contínua e que reforça a confiança interna e externa, tornando a comunicação e relação com o cliente mais consolidada e de confiança.

    Duração do curso

    8h

    Próximas datas

    6 e 7 de fevereiro 2024 (Esgotado)

    Destinatários

    Equipas multidisciplinares que procuram criar metodologias e ferramentas de suporte de resolução de problemas.

    • Profissionais de gestão dos setores produtivos, da qualidade e da engenharia de processo, do planeamento e logística, comercial e áreas de serviços.
    • Todos os outros profissionais que queiram adquirir competências nas ferramentas da identificação e resolução de problemas.

    Conteúdo

    • Requisitos de cliente e gestão de expectativas
    • O que é a ferramenta 8D e objetivos
    • Gestão dos 8 passos da ferramenta – Inicia com a criação da equipa até as conclusões de atividade após determinação da causa raiz.
    • Como usar a ferramenta 8D e explicação passo a passo
    • Ferramentas de suporte à resolução de problemas (Ishikawa, 5why, QRQC, PDCA)
    • Prevenção de recorrência
    • Criação de plano de ações e follow-up
    • Estudos e exemplos práticos de aplicação

    Benefícios do curso

    • Permitir aos participantes participar ativamente nos estudos de identificação e resolução de problemas, a partir da metodologia estruturada 8D
    • Implementação e aplicação das  principais ferramentas e conceitos básicos da qualidade, como suporte para a identificação e resolução de problemas.
    • Implementação da metodologia 8D, como resposta a solicitações específicas dos clientes
    • Aplicação da metodologia para resolução de não conformidades internas e externas e optimização para erradicar a reocorrência